sexta-feira, março 31, 2006
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
Uma explicação poética da constituição salina do mar é ela ser devida aos padecimentos passados (e, por que não, presentes ...) dos portugueses nos seus trabalhos. As lágrimas portuguesas teriam salgado o mar.
A água do mar tem salinidade média (CONCENTRAÇÃO DE SAL) de 35‰, isto é, há em média 35 g de sais dissolvidos em cada 1000 ml (1 litro) de água do mar.
O cloreto de sódio (NaCl) é o sal que existe em maior quantidade na água do mar.
Edmond Halley (o mesmo que descobriu o 1º cometa periódico) propôs, em 1715, que os sais e outros minerais presentes no mar foram transportados tendo origem no desgaste de rochas das zonas continentais sendo transportados dissolvidos nas águas dos rios, à semelhança do que acontece com outras matérias e partículas não dissolvidas transportadas em suspensão. Ao alcançar os oceanos os sais ficariam retidos e concentrados pelo processo de evaporação em consequência do ciclo hidrológico.
Halley chamou a este processo “intemperismo continental” e está correcto no que se refere às origens de alguns dos constituintes salinos da água do mar, mas não ao sal predominante (NaCl).
Rubey (1951) postulou que tanto a atmosfera como os oceanos procedem do interior da Terra, e formaram-se a partir de processos químicos originados nas rochas constituintes do planeta. Os oceanos foram crescendo em profundidade (não em superfície) ao longo das eras geológicas.
A água actual não procederia portanto da condensação da atmosfera, antes teria surgido da terra em virtude da actividade vulcânica, teoria que explica parcialmente o elevado teor de sais dissolvidos.
O cloreto terá resultado do escape de gases do interior da terra, na forma de ácido clorídrico, por vulcões e fontes hidrotermais; O sódio originou-se a partir dos fundos do oceano quando os oceanos se formaram.
O sódio e o cloreto combinaram-se formando o NaCl, constituinte mais abundante da água do mar.
A água do mar tem composição química quase constante nos últimos 200 milhões de anos, sendo que há cerca de 70 elementos dissolvidos na água do mar e seis desses elementos constituem mais de 90% dos sais dissolvidos e estão presentes na forma de iões:
A água do mar também contém pequenas quantidades de gases dissolvidos, principalmente azoto, oxigénio e dióxido de carbono.
(recebido via e-mail)
quarta-feira, março 29, 2006
terça-feira, março 28, 2006
K bom kagora pode-c eskrevr em todo u lado tipo msg telelé e ninguém liga.
Lei-o ás vzz komentários plos blogs kom montes derros ortográficos dakeles de komo konde escrevia-mos antigamente, disfarssados k por pouco fazem nos kuase dissistir de kontinuar a ler.
É k não à mais paxôrra para a eskrita kota.
O k dantes era erros agora é o estilo telelé. E é até tão facil k kualker dia não é percisso ir á eskola aprender a tabuada e o aeiou e essas cenas. Parece k não nota-mos mas o assesso á kultura está nos nossos dedos em cima do teklado. Lol lol lol lol lol.
Tou kom kuriosidade de ver até onde é kisto vai parar; ker dizer esta língua k falamos (ou melhor teklamos. lol lol) kada vez mais.
A net dá ipòteses a toda a gente ficar a saber tudo instantania-mente e tá fácil fazer uma munografia ou até uma tese de dotouramento kom meia dúsia de clics no copy paste do rato se um gajo estiver para se chat ar. Lol lol lol lol.
Tá tamém muito ok toda a gente poder dár a sua opiniam nos blogs e a fins. É o freedome and power to the people komo dizia o ganda malcom exe ou outrassim. Ou komo diz o nosso governo é portugal em acção. Lol Lol Lol.
Fikem bem.
O litro de gasolina g-force aumenta também 2,2 cêntimos, para 1,404 €
aqui:
"... todos os arguidos do caso de tráfico de armas, envolvendo agentes da PSP saíram em liberdade ..."
liberdade.
O "maior e mais cruel massacre de mamíferos marinhos do mundo": a caça às focas no Canadá.
325 000 focas serão abatidas a tiro;
10 000 serão chacinadas a golpes de espigão preso a um pau (prática que é considerada tradicional em algumas zonas)
segunda-feira, março 27, 2006
" O céu vai continuar nublado prevendo-se aguaceiros durante todo o dia."
sábado, março 25, 2006
QUADRILHAS DE CRIME ORGANIZADO PARA EXTORÇÃO - ASSASSINATOS (18 VEZES), CONSPIRAÇÃO PARA COMETER ASSASSINATOS, CONSPIRAÇÃO PARA COMETER EXTORÇÃO, DISTRIBUIÇÃO DE NARCÓTICOS, CONSPIRAÇÃO PARA COMETER LAVAGEM DE DINHEIRO; EXTORÇÃO; LAVAGEM DE DINHEIRO
Também conhecido por:
Thomas F. Baxter, Mark Shapeton, Jimmy Bulger, James Joseph Bulger, James J. Bulger, Jr., James Joseph Bulger, Jr., Tom Harris, Tom Marshall, "Whitey"
DESCRIÇÃO
Data de Nascimento:
03 de setembro de 1929
Cabelos:
Brancos/Prateados
Lugar de Nascimento:
Boston, Massachusetts
Olhos:
Azuis
Altura:
entre 1.67m e 1.72m
Pele:
Clara
Peso:
entre 68 e 73 kg
Sexo:
Masculino
Constituição Física:
Média
Raça:
Branca
Ocupação:
Desconhecida
Nacionalidade:
Norte-Americana
Cicatrizes e marcas:
Nenhuma de que se tenha conhecimento
Bulger é leitor ávido, interessado em história. Tem fama de frequentar bibliotecas e lugares históricos. Bulger toma um remédio para o coração chamado Atenolol (50 mg) e mantém sua forma física caminhando pelas praias e parques, com sua companheira Catherine Elizabeth Greig. Bulger e Greig amam os animais e é provável que frequentem os abrigos de animais. Sabe-se que Bulger tem se utilizado de disfarces para alterar sua aparência. Já viajou muito pelos Estados Unidos, Europa, Canadá e México.
ATENÇÃO
JAMES J. BULGER ESTÁ SENDO PROCURADO POR SUA PARTICIPAÇÃO EM INÚMEROS ASSASSINATOS, COMETIDOS ENTRE O INÍCIO DOS ANOS 70 E MEADOS DOS ANOS 80, RELACIONADOS COM SUA LIDERANÇA DE UM GRUPO DE CRIME ORGANIZADO QUE, SEGUNDO SE ALEGA, CONTROLAVA EXTORÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO DE DROGAS E OUTRAS ATIVIDADES ILEGAIS NA ÁREA DE BOSTON, NO ESTADO DE MASSACHUSETTS. POSSUI TEMPERAMENTO VIOLENTO E TEM FAMA DE SEMPRE CARREGAR CONSIGO UMA FACA.
CONSIDERA-SE QUE SEJA EXTREMAMENTE PERIGOSO E QUE ANDE ARMADO
SE VOCE TIVER QUALQUER INFORMAÇÃO SOBRE ESTE INDIVÍDUO, POR FAVOR ENTRE EM CONTATO COM O ESCRITÓRIO LOCAL DO FBI OU COM A EMBAIXADA OU CONSULADO AMERICANO MAIS PRÓXIMO.
RECOMPENSA
O FBI está oferecendo uma recompensa de US$ 1.000.000 (um milhão de dólares) por informação que leve diretamente á captura de James J. Bulger.
Agosto/1999Poster Revisado em Maio/2005
sexta-feira, março 24, 2006
(a foto foi "encontrada" algures na net)
Insónia.
Sei que amanhã vou continuar com esta dor de cabeça.
quinta-feira, março 23, 2006
Para uns é uma história de amor trágico, uma maldição intemporal; Para outros pode ser uma resposta possível à pergunta "quem tem medo do lobo mau?"
Auuuuuuuuuuuuuuuu
terça-feira, março 21, 2006
(5) balázios
Ao que parece, as primeiras referências à pesca sem morte surgiram em 1915 pela mão de um pescador, J. C. Mottram, que escrevia na altura: “uma truta é demasiado formosa e nobre para ser considerada simplesmente comida”. Ou de um outro pescador famosíssimo, Lee Wulff, que escreve em 1939, na sua obra “Hand Book of Freshwater Fishing” “um peixe desportivo é demasiado valioso para ser pescado uma só vez”. O primeiro troço de pesca sem morte em Portugal aparece no ano de 2001, na Ribeira de Moimenta, Concelho de Cavez, pela mão da Associação Portuguesa de Pesca à Pluma – APPP (honra seja feita ao seu nome). Estamos, portanto, atrasados 87 anos...!!
http://www.planetapesca.com/novembro2004.asp (acesso em 21 de Março de 2006).
sexta-feira, março 17, 2006
(1) baláziosWell, the clock says it's time to close now
I guess I'd better go now
I'd really like to stay here all night
The cars crawl past all stuffed with eyes
Street lights share their hollow glow
Your brain seems bruised with numb surprise
Still one place to go
Still one place to go
Let me sleep all night in your soul kitchen
Warm my mind near your gentle stove
Turn me out and I'll wander baby
Stumblin' in the neon groves
Well, your fingers weave quick minarets
Speak in secret alphabets
I light another cigarette
Learn to forget, learn to forget
Learn to forget, learn to forget
Let me sleep all night in your soul kitchen
Warm my mind near your gentle stove
Turn me out and I'll wander baby
Stumblin' in the neon groves
Well the clock says it's time to close now
I know I have to go now
I really want to stay here
All night, all night, all night
(soul kitcken)
quinta-feira, março 16, 2006
(0) balázios (1) baláziosquarta-feira, março 15, 2006
(1) baláziosterça-feira, março 14, 2006
Como todos sabem, há quatro naipes num baralho e um valete em cada naipe.
É também do conhecimento geral que a carta do valete tanto pode ter impressa a letra J como a letra V.
De um conjunto extenso de questões relevamos as seguintes dado que contêm os quatro vectores mais importantes desta temática:
1) Qual das letras corresponde à forma correcta e verdadeira para representação do valete ?
2) Poderão co-existir no mesmo baralho cartas de valete com a letra J e V ?
3) Poderá chamar-se jalete ao valete quando tem impressa a letra J ?
4) Dado o avançado estado civilizacional atingido recentemente por Portugal, por que motivos se verifica o atraso da criação, pelo governo, da Direcção Geral da Sueca, como medida reformadora e forma de dar resposta a estas questões tão urgentes e vitais ?
segunda-feira, março 13, 2006
(3) baláziosUma couve de Montreux?
Para o Mano 1313:
Dizem os crentes que o adão foi o primeiro homem couve (montreux na eva e teve que dar de frosques do paraíso pois o buda lá do sítio não gostou)
Em segundo lugar ficou a dupla "Anda-a-pé" e em terceiro a equipa "Arrombómuro".
("Vulpes-Z snapshots" recebido via e-mail)
domingo, março 12, 2006
(1) povo actualmente diz-se "sociedade civil"
(2) "governos" entenda-se "governos legitimamente eleitos pelo povo"
sábado, março 11, 2006
(0) balázios (0) baláziosterça-feira, março 07, 2006
(3) baláziosATÉ SE DESCULPAVA ALGUMA DA INCOMPETÊNCIA QUE GRASSA IMPUNE E ALARVE NA RES PUBLICA
E aos pais dos pais dos nossos pais.
E aos pais dos pais dos pais dos nossos pais.
E o que é que eles alguma vez nos deram em troca?"
* a título de exemplo hipotético de medida positiva