<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, janeiro 03, 2008


GOVERNO E NAÇÃO

«O português, pela sua estatura, cor da pele e corpulência, assemelha-se ao espanhol. Consideram-no, geralmente, com menos aptidão para as ciências e com menos vigor. Quanto a virtudes, também é menos dotado. Contudo, não é justo que se negue engenho, entendimento e finura aos portugueses, pois até são tidos como astutos.
Não ocultarei que os estrangeiros fazem deles uma ideia desvantajosa; mas presumo que os defeitos que lhes imputam ou supõem não existem senão num certo número de indivíduos e que, na maioria de outros, é consequência do seu governo que ainda não conseguiu desenvolver na nação toda a energia de que ela é capaz. No entanto as suas virtudes guerreiras têm sido aumentadas até ao heroísmo.»


MENTELLE, Edme, 1730-1815
Géographie comparée, ou analyse de la géographie ancienne et moderne des peuples de tous les pays et de tous les ages...: Portugal moderne. 1784. - Pág. 127.

(citado por CHAVES, Castelo Branco in “Os livros de viagens em Portugal no Século XVIII e a sua projecção europeia” – Instituto da Cultura Portuguesa/Secretaria de Estado da Investigação Cientifica, 1977 – pág. 89)

Comments:
A diferença entre uma portuguesa e uma espanhola está à vista ! Se derem banho a uma espanhola, ela parece-se com uma osga. A diferença está aí.
 
Que banhada...
 
Enviar um comentário