<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, dezembro 11, 2006

Uma polémica sobre a carne de Aveiro no séc. XIX

Antigamente as disputas sobre as mais variadas questões eram tratadas e conhecias pelo público em geral através da imprensa escrita, com o correr dos tempos (leia-se progresso tecnológico) o que está a dar actualmente é os belogues...


«É do dominio publico, sabe-o Coimbra inteira, que o conflito levantado pelo Sr. Dr. Lourenço, (Lourenço de Almeida Azevedo) no fim de junho de 1884, teve por base a exigencia injusta do imposto municipal, sobre a carne de vacca, importada d´Aveiro para consumo dos hospitaes da universidade.»
(...)«Venha provar-me que não commetteu abuso de poder, que não vexou insolitamente, e que não praticou para comigo uma prepotencia autoritaria, quando me exigia o pagamento d´um imposto, que a lei lhe não permitia (...) pela carne importada d´Aveiro, o pagamento do mesmo imposto, que não tinha exigido em 1882 e 1883, da carne importada d´egual procedencia e tambem para consumo dos mesmo hospitaes.
(...) abusou da sua posição moral, de director politico do districto de Coimbra, para fazer enterrar, arbitrariamente, e por meio de processos egaulmente vexatorios e violentissimos, a carne de vacca importada d´Aveiro, julgada pelos peritos em boas condições, de rez abatida no mesmo dia da remessa e de salubridade autenticada pelo intendente de pecuaria d´aquelle districto d´Aveiro.»


in SIMÕES, António Augusto da Costa (1885) «A refutação da “Carta” do r. Dr. Lourenço d´Almeida Azevedo: a carne d´Aveiro: 2º appenso ao folheto “As prepotencias de Coimbra”»
Coimbra: Impr. Litteraria. Pag. 247 a 248.


N.B.: António Augusto da Costa Simões (1819-1903) foi director do Hospital da Universidade de Coimbra.

Comments:
Merecia uma âmpola de Polónio 210!
Saudações!
 
De Aveiro, veem as coisas mais esqusitas ...:-)
 
Enviar um comentário