<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

TECNO POP - O CHOQUE TECNOLÓGICO
tornar a tecnologia o mais industrial possível

tornar a indústria o mais tecnológica possível
tornar possível uma indústria tecnológica
tornar a indústria o mais industrial possível

TECNO POP - O CHOQUE TECNOLÓGICO / PARTE 1
O BIFE


O ex-deputado socialista e actual administrador da Galp, Fernando Gomes, vai começar a receber em Março uma reforma de 3172 euros, um valor que irá acrescentar ao seu salário mensal na ordem de 15 mil euros.


O Governo, liderado por José Sócrates, nomeou pelo menos 1094 pessoas num espaço de dois meses e meio, uma média de 13 por dia. E, segundo o Correio da Manhã apurou, alguns dos nomeados, por força de poderem optar pelas remunerações das empresas onde exercem funções no sector privado, terão salários superiores ao vencimento de ministro e mesmo do primeiro-ministro



TECNO POP - O CHOQUE TECNOLÓGICO / PARTE 2

O OSSO

A


Mais de 70% dos novos empregos são precários
As empresas cada vez mais recorrem a contratos não efectivos no recrutamento de novos trabalhadores. Dados do Instituto Nacional de Estatística revelam que, em 2005, apenas 29% dos trabalhadores por conta de outrem, com antiguidade até 12 meses no actual emprego, tinha contrato sem termo.

B

Terminada a licenciatura, muitos bolseiros concorrem a uma bolsa de iniciação científica, renovável anualmente, até três anos. O licenciado pode ter várias bolsas, sem atingir nenhum grau académico. Muitas vezes, faz-se o mestrado ou o doutoramento. Ganhando bolsa, fica-se a fazer o doutoramento durante quatro ou cinco anos, sempre com renovação anual.


Muitas vezes não há saídas profissionais e pede-se uma bolsa de pós-doutoramento. Nestes casos é-se bolseiro quase até aos 40 anos, saltando de umas bolsas para as outras, nuns casos adquirindo graus académicos.

Os bolseiros não têm direito a protecção social ou baixa médica, não recebem subsídio de Natal e de férias, e muitos deles satisfazem necessidades permanentes das instituições.
Não se sabe exactamente quantos bolseiros existem em Portugal. A única certeza é que a Fundação para a Ciência e Tecnologia concede 4 mil bolsas. Para além desses, calcula-se que existam outros quatro mil bolseiros. No total, serão cerca de oito mil.

Segundo um estudo do Comunity Innovation Survey, Portugal é o país da União Europeia menos inovador em termos de indústria transformadora. Faz-se investigação em todos os domínios de conhecimento e a produção científica em determinadas áreas tem crescido ao longo dos anos. Existe capacidade científica mas a produção científica é muito condicionada pela escassez de meios financeiros.


Os laboratórios de Estado estão ainda mais condicionados, com pouco dinheiro e poucos quadros.

A investigação feita no sector privado é residual.

(B foi "adaptado" do site da Associação de Bolseiros de Investigação Científica - ABIC)



Comments:
Como é que o dinheiro há-de chegar para tudo?
Coitadinhos dos nossos gestores...
 
Isso é tudo muito lindo mas...
...o que eu queria mesmo saber era quem é que matou o António!
 
um tsunami?
 
Enviar um comentário