<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, janeiro 05, 2006


«MULHER DE COLECIONADOR

Há casos em que não é. É outro motivo mais corriqueiro, como o de um amigo muito querido que tive e que morreu, não de moléstia do coração, como disseram os médicos, mas de frustração, pelo facto de não poder mais comprar livros, de medo da mulher. O meu pobre amigo só comprava livros pequenos, que podia levar para casa no bolso e escorregar entre os outros sem a mulher perceber.

Quando esse bom homem me vinha ver, não dava a menor importância aos meus livros de pequeno formato. Extasiava-se, folheando os meus in-quartos, babava-se, sobraçando in-fólios. Um dia perguntei-lhe maliciosamente por que não comprava livros grandes. Respondeu-me melancolicamente:”Ela percebe!” Tenho para mim, que a vida inteira sonhou possuir uma Flora, de Martius: uns quarenta volumes in-fólio!
Quando meu amigo morreu, a viúva criminosa vendeu a biblioteca por uma pequena fortuna que nunca imaginou valessem os livros do bibliófilo frustrado. Mas o mais divertido da história é que, daí por diante, passou ela a elogiar sem medida o critério do marido, o tino financeiro que teve em empregar dinheiro em livros que aumentam tanto de preço e não desvalorizam como o nosso cruzeiro, etc.
(…)
Que fazer? Lá sei eu! (…) Talvez o fato de muitos dos maiores colecionadores morrerem solteiros não seja sem significação.»



MORAES, Rubens Borba de - O bibliófilo aprendiz: prosa de um velho colecionador para ser lida por quem gosta de livros ... / por Rubens Borba de Moraes. - 3.ª ed. - Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros : Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 1998, pp. 27-28

Comments:
...me cheira que o tamanho dos livros reflete o que esta senhora frustrada recebia na cama. Sei não...ouvindo ela dizer: "não tens direito a nada maior daquilo que tenho na cama", e sendo assim ela nem percebia qualquer novo exemplar na biblioteca anão do rapaz. Faz sentido, não faz? eheheheh
 
também acho que a senhora estava frustrada e farta de ler romances de cordel, de leituras rápidas. e se calhar ainda por cima eram más traduções.
 
Toda e qualquer analogia é expressamente proibida de fazer sobre o texto acima referido.

"Anal_ogia há muitas seus palhaços!"
 
Enviar um comentário