<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, abril 29, 2005

FOI UMA SECA ...

Coimbra, 28 de Abril de 2005 / Av. Fernão de Magalhães Posted by Hello

No site do INAG (Instituto da Água) está disponível o "Relatório SECA ABR 15" onde se pode ler:

5 – AVALIAÇÃO GERAL E CONCLUSÕES

Este é o primeiro relatório elaborado no quadro da Resolução do Conselho de Ministros, de 31 de Março, sobre a Seca e produzido pelo Secretariado de apoio à Comissão da Seca 2005 por ela criado e faz parte do Programa de Acompanhamento e Mitigação dos Efeitos da Seca.
(…)
No abastecimento urbano as situações em que há populações afectadas são casos recorrentes quando se conjugam valores de precipitação inferiores à média com a utilização de origens sem capacidade de regularização interanual.
A generalidade das entidades responsáveis pelo abastecimento público urbano com problemas nas captações de água já tomaram iniciativas para encontrarem soluções alternativas e iniciaram campanhas de sensibilização para redução dos consumos compatíveis com as soluções de contingência.
(…)
As restrições aplicadas à captação de água assumem maior expressão para fins agrícolas de regadio quando em concorrência com o abastecimento às populações e foi determinado por conciliação em sede das Subcomissões de Gestão de Albufeiras que se reuniram nos dias 14 de Fevereiro e 12 de Abril, respectivamente no Sul e no Norte e Centro.
(…)

A situação geral de seca aconselha à promoção de novas campanhas nacionais de sensibilização das entidades gestoras dos sistemas e dos utilizadores finais para o uso eficiente da água para as quais é necessário encontrar o enquadramento orçamental para assegurar a eficácia desta campanhas pela televisão, rádio, jornais, revistas e outdoor

POIS ...

Comments: Enviar um comentário