<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, fevereiro 15, 2005

Problemas com as fontes

Continuando com o Expresso, na revista Única (secção "Gente" coordenada por Pedro Andrade, p. 10) damos com este destaque relativo à barracada do cartaz do CDS em Coimbra
Estaria tudo bem se o autor da dita nota tivesse aparecido nas aulas em que se ensina nos cursos de Comunicação Social a citar as fontes.
É que a imagem é a mesma que nós usámos no passado Domingo (tal como outros blogs) e foi retirada do blog dos Metralhas, que devidamente citámos.
Ora os jornalistas nos tempos que correm têm, entre vários outros, dois defeitos gravíssimos: preguiça e deferência para com os figurões conhecidos. Talvez por isso, o rapaz que trabalha no Expresso e coordena esta secção se tenha limitado a remeter para o blog Causa Nossa e para o texto de Vital Moreira que abordava o assunto mas que, esse sim sem problemas, citava convenientemente a fonte da imagem.
Ora se o texto de Vital Moreira que é citado nesta nota da Única identificava a fonte da imagem e da "notícia", não se compreende que o senhor que se calhar tem carteira de jornalista o tenha ignorado. Será distracção negligente, será burrice congénita, ou serão apenas as já mencionadas preguiça e deferência para quem tem nome feito na praça ? Será que os rapazes dos Metralhas não mereceriam que lhes fosse dado o crédito merecido ?


Obrigado AV pela posta concisa e precisa!
A verdade é que a sociedade de informação, assim como a outra, não nos dá o devido valor. PQP para eles.

Comments: Enviar um comentário