<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, janeiro 24, 2005

427. – Festa, festividade, solemnidade.

Rigorosamente fallando festa é o regozijo publico que se faz por motivo profano; com tudo o uso fez esta palavra extensiva ás cousas religiosas, por isso se diz vulgarmente, para distinguir as duas idéas, festa de igreja, festa de arraial.
Festevidade é festa de igreja, que se celebra nos templos, ou fora d´elles, como as procissões, e refere-se sempre a um pensamento religioso.
A solemnidade refere-se ao recolhimento e ostentação com que se fazem as festividades.
As funções que se fazem para receber um rei, são festas. As que se celebrão em honra d´um padroeiro ou orago, são festividades. O apparato silencioso e grave com que estas se fazem constitue a solemnidade.

ROQUETE, J.I., O.F.M. 1885: 299


431. – Fingir, simular, dissimular, disfarçar

(…)
Disfarçar, que é o verbo castelhano disfrazar, significa, em sentido recto, desfigurar com algum sobreposto a fórma das cousas, ou com differentes trajos as pessoas.
Em sentido metaphorico, póde corresponder ou simular ou dissimular, segundo as circumstancias. – Esta especie de fingimento póde ser crime, mas tambem póde ser brinco e mero jogo, e tambem necessidade e habito. No trato dos homens quasi tudo são disfarces, pois poucos, ou quasi nenhum, apparecem taes quaes na realidade são.
Quão feios e horrorosos pareciamos uns em presença dos outros se não nos disfarçassemos ou antes mascarassemos! … Mas os disfarces não mudão a pessoa , escondida ou descoberta é sempre a mesma.

ROQUETE, J.I., O.F.M. 1885: 303



Nota de Pé de Porco: Dedicado ao PC e à sua partenaire Micha.


Comments: Enviar um comentário