<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, novembro 10, 2004

"- Meu amigo, respondi, sorrindo-me com incredulidade, actualmente a politica em Portugal é como a religião na edade media: absorve e domina tudo.
- Nesse caso aliste-se no partido, que lhe proporcionar os meios."


in BONANÇA, João (1887) Historia da Luzitania e da Ibéria: desde os tempos primitivos ao estabelecimento definitivo do domínio romano
Lisboa: Imprensa Naciona. p. 8 (do Prologo)


N.B.: Diálogo entre o autor e Silva Tulio ao tempo “primeiro conservador da Biblioteca Nacional” (BONANÇA.1887:8)



JOÃO BONANÇA [Lagos, 1836 - Lisboa, 1924]

Ordenado sacerdote sem ser essa a sua vocação, abandonou a vida eclesiástica ao cabo de oito anos, instalando-se em Lisboa, onde se dedicou ao jornalismo. Colaborou em vários jornais (O Algarviense, Diário de Notícias, A Revolução de Setembro, etc.) com artigos de diversa índole, salientando-se os de tema social, como a abolição da pena de morte, o casamento civil ou a liberdade de imprensa - no que foi apoiado por Herculano. Publicou também, no Arquivo Comercial, artigos sobre a história de Portugal, que constituiriam a introdução à sua História da Civilização em Portugal, interrompida por ter acabado entretanto aquele periódico, e no Diário de Notícias um romance em folhetins. Foi um dos fundadores do jornal O Trabalho e redactor da República Federal, ambos de orientação republicana. Como político republicano, candidatou-se, sem êxito, à presidência da República.
in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. II, Lisboa, 1990

http://www.iplb.pt/pls/diplb/!get_page?pageid=402&tpcontent=FA&amp;amp;idaut=1748860&tipo=&format=NP405 (acesso em 10 de Novembro de 2004).


Comments: Enviar um comentário