<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, novembro 26, 2004

JÁ PASSARAM 200 ANOS

Em Janeiro de 1884 realizou-se em Coimbra a segunda Exposição Distrital de que deu conta Abilio da Fonseca Pinto no preâmbulo de uma revista, alusiva, publicada à época «Alvorece risonha para Coimbra o anno de 1884. Veste-se de gala a rainha do Mondego, celebrando a festa da Industria, que é a glorificação do trabalho.
(…)
As exposições são antigas; nasceram com a sociedade e são a sua manifestação mais energica. Se sociedade quer dizer associação de forças, de modo que o trabalho do individuo se converta pelo união em cooperação geral tendente á commodidade de todos, que é a de cada um, a exposição é seu natural corollario. Ella é um espelho e uma escola, emulação e incentivo, porque é o reflexo da vida laboriosa do povo, ensino mutuo em que todos são mestres e discipulos, attractivo para o progresso, lição para o apefeiçoamento.»
Os artigos expostos na referida exposição representavam o que de melhor se fazia na região de Coimbra, desde instrumentos musicais, artigos de cerâmica, papel, mobiliário, tipos de madeiras, ourivesaria, encadernações, fotografia, ferro, mobiliário e até “as bellas-artes”, sendo também parte integrante da exposição a indústria do poleame (artigos náuticos) da Figueira da Foz.

in Revista Illustrada da Exposição Districtal de Coimbra em 1884
Coimbra: Typ. M.C. da Silva. 1884, 74 p. {2}


Comments: Enviar um comentário