<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, agosto 25, 2004

Osga
O meu nome vulgar: Chamo-me Osga.
O meu nome científico é: Tarentola mauritanica
Como sou:
Sou um animal de tamanho moderado, atingindo em média um comprimento de 8,5 cm.
Tenho um aspecto aplanado, com uma grande cabeça bem destacada do corpo, tenho olhos grandes e redondos
Como e onde vivo:
Vivo em toda a Península Ibérica e em Portugal sou abundante no centro e sul do país, sendo muito rara no Norte.
Gosto de viver em zonas rochosas ou pedregosas, no entanto também me sinto bem em zonas urbanas e rurais, onde apareço principalmente em muros, habitações velhas ou troncos apodrecidos.
Hiberno entre Novembro e Fevereiro. De Inverno, antes de hibernar apareço de dia pois gosto de apanhar os poucos raios de sol, no Verão só apareço de noite para evitar as horas de mais calor.
Como me alimento: A minha alimentação é feita á base de formigas, aranhas, escaravelhos, moscas e mosquitos. No Verão gostamos de estar perto dos candeeiros à espera dos insectos que são atraídos pela luz
Como me reproduzo:
Normalmente reproduzo-me duas vezes por ano, uma em Março/Abril e outra em Junho/Julho. Nestas alturas apresentamos um comportamento territorial muito acentuado.
A deposição dos ovos é feita em grupo, aparecendo no mesmo local ovos de fêmeas diferentes.
Porque estou em vias de extinção:
O ser humano pensa que eu sou um perigoso e venenoso, por essa razão sempre que me vê tenta matar-me, o que dificulta a sobrevivência da minha espécie
O que podes fazer para me salvar: Sensibiliza as pessoas para a preservação da minha espécie.


Comments: Enviar um comentário