<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, maio 04, 2004

Exercício simples


Hoje vamos tentar um exercício simples que é "andar e respirar ao mesmo tempo".
Vamos partir da posição "parado/stop" para o movimento, e fazer alguns exercícios de respiração (inspiração e expiração) separadamente. Depois, faremos as duas actividades em simultâneo.

Primeiro vamos transferir o peso do corpo para uma das pernas, depois para a outra e assim sucessivamente.
Quando dominarmos completamente esta técnica, apoiaremos todo o corpo numa das pernas e vamos dar um pequeno impulso para diante. Notaremos com atenção que quando o corpo se desequilibra para a frente, iniciando o movimento, devemos ter preparado o apoio do outro pé para não tombarmos.
Depois de dado um passo, vamos dar dois e depois três, até conseguirmos executar dez passos completos.

Agora a respiração: Inspira pelo nariz, expira pela boca, inspira pelo nariz, expira pela boca.
Deve repetir o exercício até dominar a técnica sem se engasgar. Note que o exercício deve ser feito pausadamente, para evitar tonturas, em consequência de uma excessiva oxigenação sanguínea (quando expiramos, o oxigénio do ar é transportado aos pulmões passando ao sangue de seguida).
Quando já tiver mais experimentado na técnica da respiração, tente inspirar e expirar pelo nariz, exercitando bastante. É muito importante que o consiga fazer para poder passar a exercícios mais complexos das fases seguintes como seja o "andar, respirar e mascar uma pastilha elástica em simultâneo" ou mesmo "andar, respirar, mascar uma pastilha elástica e cantar o hino nacional" ou até mesmo "andar, respirar, mascar uma pastilha elástica, cantar o hino nacional e saudar com a mão".

Para andar e respirar ao mesmo tempo só tem que ter em atenção o seguinte: inspira quando tranfere o peso para uma das pernas, e expira no momento do contacto do pé de apoio com o solo.

Bons exercícios!






Comments: Enviar um comentário