<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, maio 11, 2004

Dedicado ao 1.º aniversário do MAR SALGADO

“Nunca até agora havíamos sido inimigos vossos” Mensagem dirigida por WINSTON CHURCHILL ao povo da Itália a 23 de Dezembro de 1940
Lisboa. Livraria Bertrand. 1941. 8 p.


«Dirijo-me hoje ao povo italiano, e falo-vos de Londres, (...) Dir-vos-ei o que os diplomatas chamam – palavras de muita verdade e respeito.
Estamos em guerra (...)
Fomos sempre tão bons amigos. (...)
Nunca até agora haviamos sido inimigos vossos. Na Grande Guerra, contra os Hunos bárbaros, nós fomos camaradas. (...) Estimávamo-nos uns aos outros; entendíamo-nos bem. Havia recíprocos serviços; havia simpatia; havia estima.
E, agora estamos em guerra; agora, vemo-nos condenados a maquinarmos uns a destruição dos outros. (...)
Italianos, dir-vos-ei a verdade: Tudo por causa de um só homem. Um homem e um sòmente arregimentou o povo italiano em luta de morte contra o Império Britânico, privando a Itália da simpatia e familiaridade dos Estados Unidos da América. Que êle seja um grande homem, não serei eu o que negue, mas que, após 18 anos de poder sem peias, êle tenha conduzido o vosso país à margem horrível da ruína , isso não o pode negar ninguém. (...)
Estávamos satisfeitos com a neutralidade da Itália.(...)
Porque vos atravessaste vós, que éreis nossos amigos e podíeis ter sido nossos irmãos,(...)?(...)Um homem e sòmente um homem deu ordens aos soldados italianos para devastarem a vinha do seu vizinho. (...)
E qual é hoje a posição da Itália? Aonde é que o Duce conduziu o seu povo confiante, após 18 anos de poder ditatorial? (...) Há-de ter de se aguentar contra a máquina de guerra de todo o Império Britânico por mar, no ar, e na África, (...) ou chamará Átila, então, através do Desfiladeiro do Brenner, com as suas hordas de soldadesca faminta e as suas brigadas de polícia da Gestapo para ocupar, abater e proteger o povo italiano, pelo qual êle e os seus sectários nazis nutrem o mais amargo e declarado desprêzo que se conhece entre duas raças.
Aí está onde um homem e sòmente um homem vos conduziu, e neste ponto deixo a história, que se desdobra, até vir o dia – que certo virá – quando a nação italiana mais uma vez meterá suas mãos à obra de moldar o seu próprio destino.»










Comments: Enviar um comentário