<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, abril 28, 2004

A mulher de Samaria

4:1 E, quando o senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido que Jesus fazia e baptizava mais discípulos do que João
4:2 (ainda que Jesus mesmo não baptizava, mas os seus discípulos),
4:3 Deixou a Judeia e foi outra vez para a Galileia.
4:4 E era-lhe necessário passar por Samaria.
4:5 Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacob tinha dado a seu filho José.
4:6 E estava ali a fonte de Jacob. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isso quase à hora sexta.
4:7 Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
4:8 Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.
4:9 Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos)?
4:10 Jesus respondeu e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
4:11 Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?
4:12 És tu maior do que Jacob, o nosso pai, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?
4:13 Jesus respondeu e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede,
4:14 Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.
4:15 Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede e não venha aqui tirá-la.
4:16 Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido e vem cá.
4:17 A mulher respondeu e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido,
4:18 Porque tiveste cinco maridos e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade.
4:19 Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.
etc”

(Novo Testamento. O santo Evangelho segundo S. João)












Comments: Enviar um comentário