<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, abril 20, 2004

Histórias (Metralha de Embalar)...


Portugueses são Caranguejos Portugueses!
(pregão popular)


Dois Caranguejos Portugueses andavam pela praia quando, às tantas, encontraram um chouriço.
Diz um para o outro:

- Olha, já temos um chouriço para o almoço, mas agora falta o pão. Vai tu buscar o pão que eu fico a guardar o chouriço.

- Eu não - diz o outro - assim que eu me afastar tu comes o chouriço.

- Não sejas parvo. Prometo-te que não o farei, e dou-te a minha palavra de honra.

- Ná, ná. Vamos antes tirar à sorte.

Assim fizeram, e o que teve azar fartou-se de recomendar:

- Eu vou buscar o pão, mas tu não tocas no chouriço enquanto eu não regressar!

- Está bem, já prometi que não lhe tocarei. Apressa-te, anda, vai...

Passaram horas, passaram dias, semanas, meses, a maré enchia e vazava e o Caranguejo Português sempre de guarda ao chouriço, fiel à promessa que fizera.
Ao fim de muitos anos, já quase sem dentes o velho Caranguejo Português pensou "ele já morreu, nunca mais voltou e eu estou aqui feito parvo a guardar o chouriço que já mal poderei comer. Vou pelo menos prová-lo enquanto ainda posso ..."
E quando se prepara para abocanhar o chouriço, salta o outro Caranguejo Português - já velho também - de trás de uma pedra, aos gritos:

- Eu bem que desconfiei de ti! Se tocas no chouriço não vou buscar o pão!





(encontrada no baú da Vóvó Metralha)




Comments: Enviar um comentário