<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, abril 12, 2004

Continuação dos resumos de literatura Metralha.


7) Eça de Queirós. OS MAIAS (Primeira edição de 1888)

Conta a história de três gerações da família Maia (não são os de etnia cigana) começando com Afonso da Maia e o seu filho Pedro da Maia, continuando com o neto do primeiro e filho do segundo – Carlos da Maia – que após o suicídio de Pedro fica a viver com Afonso.
Carlos forma-se em medicina em Coimbra, regressa a Lisboa (ao Ramalhete), convive com os amigos e amigas, apaixona-se perdidamente por Maria Eduarda que por sua vez também já era amante de Castro Gomes.
Entretanto chega de Paris, não a cegonha, mas um mensageiro que traz um cofre com documentos para Maria Eduarda que identificam a sua progenitora e lhe garantem uma choruda herança.
No entanto no melhor pano cai a nódoa, Maria de Monforte é não só a mãe de Maria Eduarda como também... de Carlos da Maia. Incesto, incesto clama a sociedade lisboeta. Carlos não se preocupa mas Maria acaba por partir para o estrangeiro.
Carlos da Maia para se distrair vai correr o mundo, só regressando à santa terrinha passado dez anos onde reencontra João da Ega que lhe diz «falhamos a vida, menino!».


Comments: Enviar um comentário