<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, novembro 28, 2003

O Caga-tacos


O bairro onde residimos não é só constituído por barracos, também existem pequenas empresas, de contabilidade feita nos joelhos e de trabalhos vários (biscates).
Serve este intróito, para introduzir (salvo seja) nesta posta, a história da família Carvalho, prestadores de serviços na área dos revestimentos em madeira para pavimentos.
O patriarca da referida família, é conhecido no meio profissional e por arrastamento, no bairro, como o Caga-tacos, dada a sua ocupação profissional. Carvalho pai, é um carpinteiro à antiga, daqueles que andam sempre com o lápis atrás da orelha, o metro no bolso das calças e o fato-macaco surrado. A sua especialidade, tirando o copo de três e a bisca lambida, são os soalhos corridos à portuguesa, de grossas pranchas aparelhadas, em carvalho ou castanho e os assentamentos de tacos em espinha e tijolo.
O filho mais velho do Caga-tacos, em virtude de não ter conseguido singrar nos estudos, cedo abraçou a profissão, por imposição do pater-famílias. Começou por apreender os conceitos básicos, ou seja, como carregar a caixa da ferramenta, o transporte das pranchas, ir buscar a garrafa do vinho, desentortar os pregos cabeça de arame, aguentar as graçolas e o mau feitio do pai, etc.
Ultrapassada a fase do trabalho físico, que ainda se arrastou por algum tempo, passou para uma segunda etapa na sua aprendizagem, o trabalho intelectual, em que a teoria deu lugar à prática, ou como se diz hoje em dia o saber-fazer, passou a utilizar toda uma panóplia de ferramentas adequadas, a fazer medições e até, a executar orçamentos para obras. No entanto, Carvalho filho, queria ir mais além, era sua intenção diversificar a sua área profissional, passando a executar outros tipos de pavimentos, tais como soalho flutuante e parquet, pois estes materiais, são actualmente mais consentâneos com o gosto e a carteira dos clientes.
Carvalho filho deslocou-se até França, para casa de familiares, tendo ido trabalhar numa empresa daquele país que se dedicava ao assentamento de todo o tipo de soalhos, nas casas tipo maison. Teve um tirocínio de meia dúzia de anos, onde solidificou conhecimentos, prática e barriga.
Passado esses anos e considerando que já dominava o métier, retornou a Portugal, tendo iniciado a montagem de um negócio próprio, com direito a Toyota Hiace, pessoal arregimentado no bairro e cartão de visita profissional. Agora, o empresário em nome individual, Carvalho filho Unipessoal L.da., conhecido pelo filho do Caga-tacos, não querendo renegar a cognome familiar, resolveu no entanto dar-lhe um toque de modernidade, de politicamente correcto e de afirmação pessoal, passou a ser conhecido no meio profissional, pelo “petit nom” de EVACUA PARQUET.



Comments: Enviar um comentário