<$BlogRSDUrl$>

sábado, novembro 01, 2003

Depois da experiência obtida com os Columba palumbus que voam alto como o raio que os parta, para revanche já se está a planear a próxima jornada.
Desta vez, o objectivo será uma ave que não voa tão alto. Estudemos o assunto:

"PINGUINS UM
As aves são os animais da Antárctida que se conhecem melhor:
De entre elas, os pinguins (ou manchotes) são das mais extraordinárias.
Alimentam-se de peixes que encontram abundantemente no mar, e vivem em grandes colónias. Chegam a ser 300 000 a 500 000 ou mais pinguins juntos. É muito pinguim.
Os pinguins têm um grande peitilho branco, as costas negras e posição vertical que lhes dá um aspecto de pequenos homens vestidos a rigor. Além disso, têm um andar desengonçado, plumagem densa, e uma camada de gordura que lhes envolve o corpo e as pequenas asas.
As patas espalmadas, são ideais para nadar e fazer mergulhos prolongados a grande profundidade. Além disso, os pinguins nadam mexendo as asas, como as outras aves fazem no ar durante o vôo. Pode dizer-se que os pinguins voam na água!
A água é o elemento natural destas aves, de onde saem com alguma frequência para descansar, quer no gelo, quer em terra propriamente dita.
Há duas etapas do ciclo de vida dos pinguins que não são realizadas na água: o cortejamento e incubação dos ovos, e a mudança das penas.
Durante estas fases, os pinguins ficam apeados privados de pescar.
Quando os nevões de Inverno varrem a superfície Antárctica, os pinguins abandonam o mar onde se alimentavam e iniciam uma longa viagem (que pode ser até 100Km) através dos gelos, em direcção ao interior do continente até ao local onde se formam as colónias de nidificação.
As paradas nupciais e o acasalamento ocupam-os por cerca de uma a três semanas"
...
(continuará). Por agora é tudo que ler deixa-me a garganta seca).



Comments: Enviar um comentário